ATA DA TRIGÉSIMA QUARTA SESSÃO SOLENE DA QUARTA SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA DÉCIMA PRIMEIRA LEGISLATURA, EM 19.11.1996.

 

Aos dezenove dias do mês de novembro do ano de mil novecentos e noventa e seis reuniu-se, na Sala de Sessões do Palácio Aloísio Filho, a Câmara Municipal de Porto Alegre. Às quinze horas e quarenta e um minutos, o Senhor Presidente declarou abertos os trabalhos da presente Sessão, destinada à entrega do Título Honorífico de Esportista Exemplar ao Senhor André Bier Johannpeter, nos termos do Requerimento nº 21/96 (Processo n 2058/96), de autoria do Vereador Fernando Záchia. Compuseram a MESA: o Vereador Isaac Ainhorn, Presidente desta Casa, o Senhor André Bier Johannpeter, Homenageado. Em prosseguimento, o Senhor Presidente concedeu a palavra aos Vereadores que falariam em nome da Casa. O Vereador Reginaldo Pujol, pela Bancada do PFL, teceu considerações sobre os feitos e êxitos que o homenageado tem obtido na prática do hipismo. O Vereador Fernando Záchia. como proponente e pelas Bancadas do PMDB, PDT, PTB, PPB, PC do B, PPS, PSDB, PST e PT, discorreu a respeito da dedicação em que o homenageado teve ao longo de sua vida em sua atividade. Como extensão de Mesa, o Senhor Presidente registrou as seguintes presenças: do Senhor Edemar Morel Tutikian, representante da Secretaria-Geral do Governo do Estado, do Deputado Nelson Proença, do Senhor José Haroldo Loureiro Aratá, Diretor de Esportes do Estado, representando a Secretaria Estadual de Educação, do Senhor João Lima, Diretor do Grupo Gerdau, do Senhor Cleomar Pereira Lima, Vice-Presidente, no exercício da Presidência do Conselho Regional de Desportos, e do Senhor Alexandre Zilles, do Conselho Regional de Desportos. Em continuidade, o Senhor Presidente convidou a todos a assistirem à entrega do Diploma Esportista Exemplar ao Senhor André Bier Johannpeter. Logo após foi concedida a palavra ao homenageado, que agradeceu a presente homenagem, falando da satisfação e do orgulho em que a recebe. A seguir, o Senhor Presidente registrou, ainda, a presença do Vereador Artur Zanella. Às dezesseis horas e cinqüenta e um minutos, nada mais havendo a ser tratado, o Senhor Presidente declarou encerrados os trabalhos, convocando os Senhores Vereadores para a próxima Sessão Solene, a ser realizada logo após às dezoito horas. Os trabalhos foram presididos pelo Vereador Isaac Ainhorn e secretariados pelo Vereador Fernando Záchia. Do que eu, Fernando Záchia, 1º Secretário, determinei fosse lavrada a presente Ata que, após ser distribuída em avulsos e aprovada, será assinada por mim e pelo Senhor Presidente.

 

 

 


O SR. PRESIDENTE (Isaac Ainhorn): Damos por abertos os trabalhos da 34ª Sessão Solene, destinada à entrega do Título Honorífico de Esportista Exemplar para o Sr. André Bier Johannpeter.

A iniciativa foi do Ver. Luiz Fernando Záchia e teve a aprovação unânime desta Casa. Tem por base a Resolução 1123, que institui os Títulos Honoríficos de Líder Esportivo e Esportista Exemplar. De acordo com o parágrafo 2º do art. 1º desta Resolução, o Título de Esportista Exemplar será conferido ao cidadão que se destacar moral e tecnicamente como praticante de qualquer modalidade esportiva amadora ou profissional.

Com muito orgulho e satisfação esta Casa honra-se, neste momento e nesta oportunidade, de fazer a entrega oficial deste Título ao nosso homenageado. Podemos dizer que o André levou o nome da nossa Cidade, do nosso Estado e do nosso País para diversas partes do mundo no desempenho do hipismo. E podemos dizer, orgulhosamente, que o hipismo brasileiro conquistou a primeira medalha olímpica na Copa das Nações na Olimpíada de Atlanta.

É um orgulho para esta Casa prestar esta homenagem nesta tarde. E bem andou o Vereador autor da proposição em indicar o nome de André Bier Johannpeter para receber esta honraria da Câmara Municipal de Porto Alegre. O Ver. Reginaldo Pujol está com a palavra. Falará em nome da sua Bancada, o PFL.

 

O SR. REGINALDO PUJOL: (Saúda os componentes da Mesa e demais presentes.) Em condições normais, ao proponente cabe a prerrogativa de ser o principal orador da Sessão. O primeiro pronunciamento seria do proponente da iniciativa, que, no caso, é o Ver. Fernando Záchia. O Ver. Fernando Záchia percebeu as dificuldades de organização da minha agenda, pois tenho que me afastar para um município próximo, e permitiu-me a honraria de abrir essa homenagem. Portanto, falo em nome da Bancada do Partido da Frente Liberal.

Certamente, não desconhecemos os feitos e o êxitos que André Bier Johannpeter tem obtido na prática do hipismo. Os Jogos Olímpicos relembram uma das máximas da vida: todos nós temos que procurar, na vida, fazer bem aquilo que fazemos, fazer com disposição, com entusiasmo e com compromisso com o sucesso.

Numa competição dessa magnitude, ficamos presos aos aparelhos de televisão, aguardando a computação das nossas medalhas conquistadas, e esperamos sair de posições inferiores, conquistando um melhor lugar nesses jogos que englobam todas as nações do mundo.

Parece-me que, nos Jogos Olímpicos, temos representação maior do que a representação das Nações Unidas. Este ano, a última Olimpíada, realizada nos Estados Unidos da América, em Atlanta, para nós, gaúchos, reservou uma alegria: que uma dessas suadas medalhas conquistadas num esporte coletivo tenha tido a presença de um conterrâneo nosso, o André Bier Johannpeter e, mais do que isso, tenha a presença do símbolo do Rio Grande.  Dizem que somos os brasileiros a cavalo, dada a tradição gaúcha do chimarrão, da vida campeira, pois temos o cavalo como companheiro permanente. Historicamente, o hipismo é um dos esportes mais sofisticados que se conhece. É tido até como esporte dos reis, tal o seu significado e a dificuldade da sua prática, que predispõe conseguir que cavaleiros e cavalgados juntos representem aquele elo de harmonia, capaz de vencer os obstáculos e vencer a premiação. O André, seguindo uma tradição familiar, esmerou-se nessa atividade, dedicou muito do seu entusiasmo, muito do seu tempo, e, depois de ser laureado em muitas competições internacionais, foi em Atlanta que conheceu a sua glória maior. E somando-se aos aplausos que espontânea e naturalmente surgiram de todos os quadrantes do território brasileiro ao sucesso do nosso representante na prova de hipismo, a Câmara Municipal, por iniciativa do brilhante Ver. Fernando Záchia, entendeu de nos somarmos a esses aplausos nacionais e outorgarmos, com justiça, a André Bier Johannpeter, o Título Honorífico de Esportista Exemplar, não só pelo mérito da sua atuação nos jogos olímpicos, mas, sobretudo, por essa determinação com que ele tem praticado o esporte de sua preferência, de tal sorte a se fazer merecedor da Medalha de Bronze, juntamente com outros três companheiros. Por isso fiz um rearranjo nas minhas atividades pessoais e consegui protelar algumas situações e estar presente aqui, para somar a voz do PFL a esta homenagem, para me solidarizar com o companheiro Fernando Záchia e para complementar este trabalho com a modéstia da minha participação, mas, sobretudo, para dizer que, até pela nossa formação liberal, temos que premiar os que fazem jus aos prêmios, àqueles que, pela dedicação, pelo entusiasmo, pela persistência, acabam tendo resultados. Nós somos comprometidos com o sucesso, e como tu foste o sucesso gaúcho nas Olimpíadas de Atlanta a homenagem está mais do que justificado.

Os meus cumprimentos e a minha alegria de estar aqui, em nome do meu Partido, me somando a esta brilhante iniciativa do Ver. Fernando Záchia.

A homenagem que a Câmara Municipal te presta, ainda que singela, é revestida de todo esse reconhecimento que  a síntese do pronunciamento que faço neste dia e nesta hora. Os cumprimentos do PFL, os cumprimentos da Casa do Povo e, por extensão, daqueles que nós representamos neste Legislativo. Muito obrigado.

 

(Não revisto pelo orador.)

 

O SR. PRESIDENTE: Gostaríamos de registrar, como extensão da Mesa, a presença do Dr. Edemar Morel Tutikian, representando, nesta oportunidade, a Secretaria-Geral do Governo do Estado, em especial o Deputado Nelson Proença; a presença do Dr. José Haroldo Loureiro Aratá, Diretor de Esportes do Estado do RS, representando a Secretaria Estadual de Educação; Dr. João Lima, Diretor do Grupo Gerdau; Dr. Cleomar Pereira Lima, Vice-Presidente, no exercício da Presidência, do Conselho Regional de Desportos, e o Sr. Alexandre Zilles, do Conselho Regional de Desportos, que, com suas presenças, honram esta Casa por ocasião deste ato solene.

O Ver. Fernando Záchia, está com a palavra.

 

O SR. FERNANDO ZÁCHIA: (Saúda os componentes da Mesa e demais presentes.) É extremamente justo, extremamente oportuno, André, que a Cidade de Porto Alegre faça o reconhecimento do seu maior título a este esportista exemplar.

Todo atleta que representa um País representa um Estado e, conseqüentemente, a sua cidade em uma Olimpíada já é, por si só, o maior prêmio que esse atleta teve ao longo de uma vida de dedicação àquela atividade esportiva. Porto Alegre já homenageou outros atletas de esportes talvez mais populares que o hipismo, mas atletas profissionais. Aquela era a atividade profissional dos atletas. Toda a sua vida era direcionada àquela atividade, a remuneração, a sua dedicação exclusiva para que tivesse um aperfeiçoamento maior e melhor dentro daquela modalidade esportiva, diferente da atividade do André. Quantas horas da sua vida e quantas vezes do seu dia-a-dia o André esteve afastado da sua atividade profissional, da sua família, do seu filho recém-nascido, se dedicando àquilo que era para ele a sua grande atividade esportiva?

Participar da Olimpíada já seria para o André o maior prêmio, mas não, ele teve o sucesso absoluto quando trouxe ao Brasil, a Porto Alegre, uma medalha de bronze. Ali foi recompensado todo aquele esforço pessoal, toda aquela dedicação exclusiva em cima de um esporte que não tem um reconhecimento popular. Acho que aí está o grande mérito e a grande justiça que  faz esta Câmara Municipal ao homenagear um atleta que representou o Município de Porto Alegre dentro de um esporte que é até considerado de elite. Mas a dedicação que foi dada a esse esporte, sem remuneração, ao contrário, investindo, para que pudesse ter um resultado melhor, foi esse esporte que trouxe para nós um resultado positivo, e quem está falando aqui é um homem que veio do futebol, de um esporte popular que tem a preferência dos investimentos feito pelo governo, mas que nas Olimpíadas de Atlanta, talvez, não tenha tido o mesmo resultado que o hipismo teve.

Como bem falava o Ver. Reginaldo Pujol, quem não fica diante da televisão vibrando, se emocionando, em época de Olimpíada, quando um brasileiro recebe uma medalha e sobe ao pódio? Mais ainda ficamos honrados quando este brasileiro é porto-alegrense.

Eu não conhecia o André pessoalmente - conheci hoje - mas acompanhei a sua atividade esportiva. Vimos a dificuldade que foi para que conseguisse um resultado positivo.

Estamos aqui hoje, nesta rápida Sessão Solene, Presidente Isaac Ainhorn, diante das duas maiores autoridades do esporte no Estado. O Arataca - o Arataca gosta de ser chamado assim - que é o Diretor-Geral do Departamento de Desporto do Estado, e o Cleomar Pereira Lima, que é o Presidente em exercício do Conselho Regional do Desporto. Essas pessoas, juntamente com o próprio Ademar, que foi Presidente da Hípica, o Barata, o Alexandre Zilles, que foi campeão brasileiro com o "futsal", sabem mais do que nós, mais do que eu, do que o André, que o esporte no Rio Grande do Sul tradicionalmente sempre teve grandes momentos, grandes atletas, grandes conquistas.

Na época do Cleomar éramos uma geração de grandes jogadores de basquete. O Rio Grande do Sul tinha - e o Arataca sabe melhor do que ninguém - um atletismo vencedor; a natação, o tênis, através do Koch, do Mandarino, o xadrez, através do Mequinho. O Rio Grande do Sul sempre teve geração de vencedores, nos mais diversos esportes, naqueles esportes até então extremamente amadores.  De um tempo para cá, estranhamente, talvez nem tão estranhamente para o Cleomar e para o Arataca, o Rio Grande começou a parar de formar grandes atletas. Ou, talvez, formasse esses grandes atletas, mas saíam do Estado para, em outros Estados, ter o sucesso ou a estrutura que o Estado não lhes propiciava. Agora, mesmo com um esporte que não seja tão popular, como o hipismo, o Rio Grande do Sul começa a formar uma geração vencedora.

O André é de uma família de esportistas: seu avó, Kurt Johannpeter, foi um dos primeiros na implantação do hipismo; seu pai, um vencedor, foi Presidente da Sociedade Hípica, Presidente da Confederação Brasileira de Hipismo. Talvez agora o André forme uma nova geração no Estado de atletas vencedores, de atletas que realmente tragam grandes conquistas para o Rio Grande do Sul e mais especialmente para Porto Alegre.

Por isso é extremamente justa e oportuna esta homenagem que Porto Alegre faz, dando a André, que é natural de Porto Alegre, o maior título do esporte de Porto Alegre. Parabéns, André, pois o prêmio foi merecido. E que nós possamos, todas aquelas pessoas vinculadas ao esporte do Estado do Rio Grande do Sul e do Município de Porto Alegre, possamos, com teu exemplo, ter estímulo para que todos, juntos, desenvolvamos o esporte no Município. Muito obrigado. (Palmas.)

 

(Não revisto pelo orador.)

 

O SR. PRESIDENTE: Eu tenho a honra, neste momento, de convidar a todos para assistirem à entrega do Diploma de Esportista Exemplar ao Sr. André Bier Johannpeter.

 

(É procedida a entrega do diploma.)

 

Passamos a palavra para o nosso homenageado.

 

O SR. ANDRÉ BIER JOHANNPETER: Boa tarde para todos. É com muita satisfação e orgulho que recebo esta homenagem da Câmara Municipal de Porto Alegre. Como atleta que almeja ser vitorioso, sem dúvida, uma medalha de bronze numa Olimpíada foi o maior prêmio de minha carreira, como bem registrou o Ver. Fernando Záchia.

Faço o hipismo como um esporte, pois não é a minha principal atividade, e isso exige um sacrifício maior. Agora, isso é passado, o que interessa foi o prêmio que veio. Acho que é importante, neste momento, ressaltar que o esporte pode servir como disciplina na formação e na vida de muitas pessoas, de muitos jovens, e eu me incluo nesta categoria. A importância para nós, e talvez esta Casa possa ajudar de várias maneiras, em Porto Alegre, é incentivar a prática de esporte, pois ele é um formador de caráter. Então, eu acho importante, se nós desejamos no futuro ter outros medalhistas nesta Cidade, deveríamos tentar incentivar ao máximo o esporte. Tenho certeza de que esta Casa deve achar maneiras, porque o dinheiro é escasso. Normalmente, os patrocínios vêm das iniciativas privadas, vejo que o apoio do Estado e da Prefeitura é importante, criando facilidades para as empresas investirem no esporte. Para renovar esse agradecimento, sinto-me muito honrado porque, nas Olimpíadas, a medalha saiu no nome do Brasil, mas nunca esqueci que sou gaúcho e, principalmente, cidadão de Porto Alegre, onde nasci e me criei, onde morei a maior parte da minha vida. Sinto-me orgulhoso de receber essa homenagem. Ela vai ficar sempre comigo como uma homenagem da minha Cidade por uma conquista. Eu representei o Brasil, o Rio Grande do Sul, Porto Alegre e trouxe uma medalha, mas reparto-a com todo cidadão de Porto Alegre, com todas as pessoas que tiveram, direta e indiretamente, uma participação nessa conquista. Muito obrigado.

 

(Não revisto pelo orador.)

 

O SR. PRESIDENTE: Creia, André, que, por ocasião das Olimpíadas, cada um dos porto-alegrenses, cada coração gaúcho vibrava orgulhosamente pelo teu desempenho em Atlanta. Tenho certeza de que essa tua vitória também é uma vitória de todos nós, uma vitória do hipismo, uma vitória do esporte gaúcho. Guardo a convicção de que, pela tradição, como disse o Ver. Reginaldo Pujol e o Ver. Fernando Záchia, do cavalo na vida do gaúcho, esse esporte possa se popularizar, a exemplo do tênis, que era tido como um esporte aristocrático e que hoje é um esporte que ganha todos os pontos da Cidade, como o basquete. Tenho certeza de que esses esportes dizem muito para todos nós e com estímulos, sobretudo, da Brigada Militar, que hoje homenagearemos, às 18 horas, que tem um papel importante nesse esporte e, sob tua liderança, sob tua competência técnica e a tua qualificação, tenho certeza de que, no futuro, o teu exemplo será um referencial para novas vitórias que orgulharão a todos nós no desenvolvimento do esporte amador e, notadamente, do hipismo.

Nós saudamos, mais uma vez, a tua presença. Sentimo-nos muito orgulhosos ao fazer a entrega deste Título.

Registramos a presença do Ver. Artur Zanella. Agradecemos a presença de todos.

Estão encerrados os trabalhos.

 

(Encerra-se a Sessão às 16h15min.)

 

* * * * *